Audiovisual é um termo utilizado para qualquer forma de comunicação que envolva som e imagem.
Logo, ele pode ser um vídeo informativo, combinação de fotos e músicas ou ainda um conteúdo comercial.
De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação, estamos vivendo na era dos vídeos e esse tipo de material está em alta.
Assim, são uma ótima forma de se comunicar e conseguir alcançar diferentes segmentos do mercado, sendo indicados para qualquer negócio.
A evolução da comunicação
Por outro lado, de acordo com a EBC, o Brasil já passou por três eras de comunicação: imprensa, rádio e cinema.
Estamos passando pela era do vídeo, uma tecnologia nova quando comparada com a escrita e com a fotografia. Sua origem está ligada com o surgimento da televisão.
A partir da década de 60 que o vídeo passou a ter uma identidade própria. Isso aconteceu devido à comercialização de câmeras para uso pessoal. Ou seja, apenas as grandes produtoras e emissoras de TV tinham esse poder.
Como resultado, as câmeras começaram a ser utilizadas para a gravação de momentos familiares e também para expressões artísticas. E desse modo começou a era do vídeo!
Ou seja, o formato evoluiu em alta velocidade nos últimos anos e hoje está disponível em todos os canais e para todos os públicos.
O poder do audiovisual
Foi reafirmado através de pesquisas que o audiovisual tem um impacto real nas vidas das pessoas.
De acordo com o Google, 6 a cada 10 pessoas preferem ver um vídeo online do que assistir à TV.
Além disso, o HubSpot, mostra que 78% das pessoas veem vídeos semanalmente e 55% assistem a conteúdos audiovisuais diariamente!
Destacamos também que esse formato está crescendo a cada ano que passa.
Nesse contexto, uma previsão realizada pela Cisco, é de que até 2022 os vídeos representem mais de 82% de todo o tráfego online!
Desse modo, esses dados nos mostram o alto consumo do audiovisual ao redor do mundo e a sua importância para a comunicação.
Como utilizar o audiovisual para se comunicar?
Em primeiro lugar, utilizar esse recurso para se comunicar é compreender que, além de ser uma linguagem atual, é uma ferramenta de transformação social que tem relação direta com a emoção.
Assim, os consumidores querem se conectar com companhias que tenham os mesmos valores que eles, e buscam por marcas que sejam transparentes e que se expressem sobre suas opiniões políticas, questões ambientais, causas sociais e direitos humanos.
No entanto, recomendamos: Pense nos valores da empresa. De nada adianta pregar por valores que não fazem parte da empresa para aumentar o lucro e conquistar novos públicos.
Desse modo, pense nos princípios que o negócio possui. E como pode aumentar o impacto no local em que vive.
Logo, se a sua organização está localizada em uma comunidade carente, por que não começar um programa de capacitação de jovens?
Conte com uma empresa com experiência
Torna-se imprescindível procurar uma produtora de audiovisual de qualidade que conseguirá auxiliá-lo e indicar os melhores vídeos que podem ser feitos.
O mais legal desse formato de conteúdo é utilizá-lo tanto para questões internas, trazendo motivação para os colaboradores, quanto para assuntos externos, engajando mais o seu público.
Pense bem nisso!
Fonte: https://softcine.com.br/